terça-feira, 12 de agosto de 2014

MOÇÕES APROVADAS NA PLENÁRIA FINAL DO 2º SEMINÁRIO NACIONAL DE UNIVERSIDADE POPULAR



São Paulo, 10 de agosto de 2014.


Moção de Apoio do 2º SENUP aos metroviários de São Paulo
Nós, estudantes universitários e secundaristas, professores e trabalhadores, reunidos no 2º Seminário Nacional de Universidade Popular entre os dias 8 a 10 de agosto de 2014, na cidade de São Paulo, na sede do Sindicato dos Metroviários de São Paulo, viemos manifestar nosso apoio à luta dos metroviários de São Paulo.
Defendemos a imediata readmissão dos trabalhadores demitidos e repudiamos a perseguição do governo Geraldo Alckmin aos que ousam lutar, desrespeitando o direito à greve. Vemos que a luta dos trabalhadores metroviários é também uma luta por uma nova cidade e uma nova sociedade.
Lutar não é crime, readmissão já!

Moção de Apoio do 2º SENUP aos estudantes e docentes da FAPSS-SP
O segundo SENUP, que aconteceu na cidade de São Paulo, nos dias 8, 9 e 10 de agosto de 2014, onde estiveram reunidos estudantes de diversas partes do país para discutir a construção de um novo modelo de universidade, que seja realmente do povo e atenda a suas demandas, vem por meio desta expressar seu apoio à luta dos estudantes e do Centro Acadêmico da FAPSS-Faculdade Paulista de Serviço Social de São Paulo, diante do quadro de instabilidade do curso:
I. Suspensão das bolsas de PROUNI sem as devidas explicações aos estudantes;
II. Contratação de um profissional de outra categoria para lecionar a disciplina de Pesquisa e Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso;
III. Demissão massiva do quadro de professores assistentes sociais, após protocolarem um documento à Direção Mantenedora, no qual defendiam preceitos éticos e jurídicos da profissão;
IV. Coerção da Polícia Militar em reunião solicitada pelo Centro Acadêmico 3 de março junto à direção e coordenação pedagógica;
V. Conivência da Coordenação Pedagógica com práticas que ferem os princípios da categoria profissional.
VI. Perseguição política e criminalização da organização estudantil representada pelo C.A.
Diante dessas arbitrariedades perpetradas pela atual direção e coordenação da FAPSS-SP manifestamos nosso total apoio a luta dos professores e estudantes dessa unidade de ensino.

Moção de Apoio à Criação de novas Turmas do Pronera na UFG-CCG
O segundo Seminário Nacional de Universidade Popular vem demonstrar apoio e solidariedade à criação de nova turma para beneficiários da reforma agrária no curso de direito da regional Goiás da Universidade Federal de Goiás. Entendemos que a turma Evandro Lins e Silva – a primeira turma de direito para beneficiários da reforma agrária do país – foi importante passo para a transformação da universidade, do ensino jurídico e do próprio judiciário brasileiro.
Sabemos que essa turma sofreu vários enfrentamentos dentro e fora da universidade, como por exemplo a ação judicial que pedia o fechamento imediato da mesma, e é nesse contexto de embate com as forças conservadoras que temos a certeza de que estamos no caminho certo para a transformação da nossa universidade. Assim, entendemos que a criação dessa nova turma é mais um importante passo na consolidação deste trabalho de profunda transformação da universidade e também para criação de novas turmas do Pronera para os diversos cursos da regional Goiás.

Moção de Solidariedade a Comuna Amarildo
O 2º SENUP, em torno de debates e apontamentos estratégicos de articulação com movimentos sociais, reivindica as conquistas e a luta da Comuna Amarildo, tendo como horizonte a luta pela universidade popular, com a estreita ligação entre a comuna e a universidade.
Reivindicamos da Universidade Federal de Santa Catarina e da UDESC, mais projetos de extensão, que possuam caráter popular, crítico e criativo. Repudiamos qualquer tipo de criminalização realizada contra a comuna. Toda solidariedade e articulação com a Comuna Amarildo e ocupações que irão vir.
Viva a Comuna Amarildo!

Ao ano internacional da agricultura familiar e agroecologia
Apoio à agricultura familiar com base e princípios da agroecologia, garantindo a soberania e segurança alimentar dos povos e o respeito ao meio ambiente.
Pela ampliação de políticas públicas e incentivos a prática da agroecologia. Pelo fim da agroindústria e suas atividades e consequências nocivas ao meio ambiente e aos seres humanos.
  
Alimento como patrimônio da humanidade
Que o alimento seja patrimônio da humanidade e garantido o seu direito fundamental. Os alimentos não podem ser “vendidos” em bolsas de valores ou commodities. A especulação alimentar faz com que um bilhão de pessoas passem fome no mundo, de acordo com dados da FAO.

A democratização dos meios de comunicação e o princípio da transparência
Democratizar os meios de comunicação e fortalecer e incentivar as iniciativas regionais, valorizando a diversidade cultural e os movimentos sociais. E pelo princípio da transparência, junto da horizontalidade nas atividades públicas e privadas.

Moção de repúdio a Resolução 19/2011 do CEPE-UFRGS
Contra a resolução 19/2011 do CEPE da UFRGS (Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão), que vem rotineiramente expulsando estudantes trabalhadores e/ou cotistaspor meio de um sistema de controle de créditos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário